Imagem: Canva
Conviver com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade para mostrar resiliência e criatividade. Muitas personalidades conhecidas mundialmente enfrentaram as adversidades trazidas pelo TDAH e transformaram esses desafios em motivação para alcançar o sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.
Neste artigo, apresentamos histórias inspiradoras de famosos que usaram sua determinação, autoconhecimento e o apoio adequado para transformar o TDAH em uma força motriz para suas conquistas.
Simone Biles

1 de 36
Simone Biles é a ginasta americana mais condecorada de todos os tempos e, sem dúvida, a maior ginasta americana de todos os tempos. Em 2022, ela recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade — tornando-se a pessoa mais jovem na época a receber a maior honraria civil do país.
Quando hackers vazaram registros médicos confidenciais sobre seu uso de medicamentos prescritos, ela disse, de acordo com a ESPN: “Eu tenho TDAH e tomo remédios para isso desde criança… ter TDAH e tomar remédios para isso não é motivo para vergonha, nada que eu tenha medo de deixar as pessoas saberem.” Parabéns por normalizar a condição, Simone!
2 de 36
Barry Keoghan
O ator irlandês Barry Keoghan sempre suspeitou que tinha TDAH, mas não foi diagnosticado até que ele estava com quase trinta anos. “É algo que deve ser reconhecido e falado em adultos”, disse Keoghan à revista Esquire . A estrela dos filmes aclamados pela crítica The Banshees of Inisherin, Saltburn , The Killing of a Sacred Deer e Dunkirk credita à medicação o controle de seus sintomas. “A diferença é dia e noite”, disse ele. “Minha mente costumava ser como um engarrafamento, louca, e então com a medicação, é como: Um carro vai, então outro carro vai.”
3 de 36
Renée Rapp

A atriz e cantora, famosa por seus papéis no musical e filme Mean Girls da Broadway, e na série de televisão The Sex Lives of College Girls, foi aberta sobre sua experiência de crescer com TDAH não diagnosticado. “Eu não sabia ou não entendia o que era, mas agora eu entendo e realmente amo isso”, Rapp disse ao Official Charts sobre seu TDAH. “Acho que me ajuda muito.”
Imagem de EvaSei6 – Trabalho próprio, CC BY-SA 4.0
4 de 36
Greta Gerwig

A diretora, roteirista e atriz, conhecida por dirigir obras aclamadas como Lady Bird, Adoráveis Mulheres e Barbie, revelou seu diagnóstico de TDAH em uma entrevista ao The Guardian .
“Quando eu era criança, minha mãe dizia: ‘Vamos inscrevê-la em todas as atividades. Vamos cansá-la’”, ela contou ao outlet. “Eu sempre tive um entusiasmo tremendo. Eu estava interessada em, tipo, tudo. Eu tinha uma imaginação muito ativa. Eu tinha muitos sentimentos muito profundos. Eu era emotiva.”
Imagem por UKinUSA
5 de 36
Justin Timberlake

TOC e TDAH não impediram Justin Timberlake de trazer o sexy de volta. Embora ele não fale publicamente sobre suas condições, o artista e ator superstar uma vez compartilhou sua frustração com seu diagnóstico em uma entrevista com collider.com, dizendo: “Eu tenho TOC misturado com TDAH, tente viver com isso.”
6 de 36
Michael Phelps

Diagnosticado com TDAH aos 9 anos, Michael Phelps se tornou o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos, nadando até o recorde de 23 medalhas de ouro. De acordo com sua mãe, Debbie Phelps , a natação ajudou seu filho a controlar seus sintomas desde pequeno, mantendo-o focado e disciplinado.
7 de 36
Ellen DeGeneres

A comediante falou sobre seu “DDA” e TOC em seu especial da Netflix, Ellen Degeneres: For Your Approval.
“Meu DDA torna muito difícil sentar e focar em qualquer coisa”, ela disse em seu show de stand-up. “Quer dizer, você sabe o quão difícil foi para mim montar isso? Claro que não. Por que eu faria essa pergunta?
“Então, eu tenho DDA, eu tenho TOC, estou perdendo minha memória. Mas acho que estou bem ajustada porque sou obcecada por coisas, mas não tenho a capacidade de atenção para continuar com isso, e eu rapidamente esqueço sobre o que eu estava obcecada em primeiro lugar”, ela acrescentou. “Então, isso me leva a ser bem ajustada, eu acho.”
8 de 36
Emma Watson

Através dos filmes de Harry Potter , Emma Watson cresceu diante de nossos olhos de uma corajosa menina de 11 anos para uma mulher confiante e franca. Embora ela nunca tenha falado sobre sua condição, de acordo com Alux, ela foi medicada para TDAH desde que era criança. E ela também foi extremamente bem-sucedida: se formou em uma escola da Ivy League, se tornou Hermione Granger e estrelou vários outros filmes, além de servir como embaixadora da Boa Vontade da ONU.
[ Diretório de TDAH: encontre um especialista ou clínica de TDAH perto de você ]
9 de 36
Marcos Ruffalo

O ator lidou com TDAH não diagnosticado, dislexia e depressão durante sua infância. “Uma das coisas que foi muito difícil para mim foi a escola primária — me sentindo muito estranho, único e esquisito, sentindo que não me encaixava em lugar nenhum”, ele disse ao Child Mind Institute .
Ele acrescentou: “Eu diria ao meu eu mais jovem que há ajuda e que há maneiras de lidar com isso, de administrar e de superar isso.”
10 de 36
Zach Wilson

Zach Wilson, que atualmente joga pelo New York Jets, foi diagnosticado com TDAH quando criança. Distração, desatenção e outros sintomas nunca interferiram na paixão e no foco de Wilson pelo futebol. “Eu me esforço muito, mas é uma luta para mim por causa do déficit de atenção”, disse Wilson ao Deseret News sobre a faculdade. “Quando se trata de futebol, posso fazer isso o dia todo.”
Wilson é sobrinho de David Neeleman , o fundador da JetBlue Airways, que fala abertamente sobre seu próprio TDAH.
Imagem/captura de tela do Atlanta Falcons ( vídeo carregado no YouTube com licença CC BY )
11 de 36
Daniel Kwan

“Fiquei acordado até umas quatro da manhã, lendo tudo que eu conseguia encontrar sobre isso, chorando, percebendo que, ‘Meu Deus, acho que tenho TDAH’”, disse Kwan ao Salon em uma entrevista de 2022. “Então esse filme é a razão pela qual fui diagnosticado.”
“Este filme, obviamente, quando você olha para ele agora, foi feito por alguém com TDAH”, acrescentou.
12 de 36
Trevor Noah

Quando Jon Stewart se aposentou do The Daily Show , ganhador do Emmy e do Peabody Award, em 2015, poucas pessoas tinham ouvido falar de seu substituto escolhido a dedo, Trevor Noah. Hoje, o comediante sul-africano é um nome conhecido — e um gigante do entretenimento em seu próprio rito.
Noah compartilhou sua luta pessoal contra o TDAH e a depressão em uma entrevista da CBS com Leslie Stahl.
“O que aprendi, graças a alguns ótimos terapeutas, é que minha depressão é criada por um nível severo de TDAH”, disse Noah. “Se eu não for cuidadoso em como durmo, como como, como administro minha rotina, posso ficar sobrecarregado e pode parecer que o mundo inteiro é pesado demais para suportar.”
Depressão e TDAH frequentemente ocorrem juntos e, quando isso acontece, os sintomas de cada condição são mais intensamente vivenciados. Estima-se que adultos com TDAH têm 2,7 vezes mais probabilidade de ter depressão do que a população adulta em geral.
Imagem de Elvert Barnes Photography
13 de 36
Nelly Furtado

A cantora e compositora vê o TDAH como um “superpoder” que alimenta sua criatividade. “Eu sempre dou crédito ao meu TDAH porque ele pode ser tão debilitante na sua vida doméstica, mas quando você está na sua vida criativa, no trabalho — para mim — é incrível”, ela disse ao TODAY.com .
Furtado foi formalmente diagnosticada com TDAH desatento quando adulta. “Tocar instrumentos seis dias por semana quando criança me mantinha sob controle”, ela disse à Fault Magazine em 2023. Ela acrescentou: “A boa notícia é que estou conhecendo meu cérebro muito bem. Adoro falar sobre isso, então espero compartilhar minha experiência com as pessoas e ter conversas sobre isso.”
Imagem de Martin Philbey via Wikimedia Commons
14 de 36
Channing Tatum

O ator falou sobre seus desafios de aprendizagem — incluindo TDAH e dislexia — em uma entrevista para a revista de estilo do New York Times . Ele disse à revista T : “Você é colocado em classes com crianças com autismo e síndrome de Down, e você olha ao redor e diz: ‘OK, então é aqui que estou.’ Ou você é colocado nas classes típicas e diz: ‘Tudo bem, eu obviamente não sou como essas crianças também.’ Então você meio que não está em lugar nenhum. Você é apenas diferente.”
Foto de Gage Skidmore
15 de 36
Lírio Allen

A atriz, cantora e compositora inglesa foi diagnosticada com TDAH quando adulta, de acordo com uma entrevista que ela deu ao The Guardian .
“É meio que algo de família”, disse Allen, cujo irmão, o ator Alfie Allen, também tem TDAH. “E [o diagnóstico] é só porque estou aqui na América, onde eles levam essas coisas um pouco mais a sério do que na Inglaterra.”
16 de 36
Alfie Allen

O ator inglês, que ganhou fama por seu papel como Theon Grey em Game of Thrones, foi diagnosticado com TDAH quando criança. “Eu tinha um problema na escola de concentração em qualquer coisa por mais de 10 segundos”, Allen disse ao The Independent em 2007.
Sua irmã, a cantora, compositora e atriz inglesa Lily Allen, também tem TDAH.
17 de 36
Dave Grohl

Em um vídeo do YouTube de julho de 2020 intitulado “Em defesa de nossos professores”, o vocalista do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana revelou seu diagnóstico de infância de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade como uma forma de explicar seu baixo desempenho acadêmico e sua saída precoce do ensino médio.
“Odeio dizer isso a você, mas eu era um péssimo aluno”, diz Grohl. “Não foi culpa do sistema escolar público de Fairfax, veja bem; eles fizeram o melhor que puderam. Eu estava apenas teimosamente desligado, impedido por um caso violento de DDA e um desejo insaciável de tocar música. Longe de ser um aluno modelo, fiz o meu melhor para manter o foco, mas acabei abandonando a escola na metade do 11º ano para me tornar um músico profissional em turnê — não é aconselhável. Deixei para trás inúmeras oportunidades perdidas.”
18 de 36
Solange Knowles

A vencedora do Grammy, Solange Knowles, foi diagnosticada com TDAH duas vezes — na primeira vez, ela não acreditou.
“Eu tinha uma teoria de que o TDAH era apenas algo inventado para fazer você pagar pelos remédios, mas então o segundo médico me disse que eu tinha”, ela contou ao BlackDoctor.org .
19 de 36
Busy Philipps
Mais conhecida por seus papéis em programas de TV como Freaks and Geeks, Dawson’s Creek, Cougar Town e Girls5eva, Philipps disse ao SheKnows que, embora tenha sido diagnosticada com TDAH quando criança, o diagnóstico foi esquecido e, portanto, não tratado até sua idade adulta. Phillips observou que tratar seu TDAH redescoberto teve um efeito positivo em sua saúde mental. “Essa foi a parte mais reveladora da medicação para TDAH”, ela disse ao canal. “Meu tipo de depressão leve, os sentimentos subjacentes de baixa autoestima e ansiedade, simplesmente desapareceram.”
Imagem de Daniel Benavides de Austin, TX, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons
20 de 36
Mel Robbins

A autora, palestrante e apresentadora do The Mel Robbins Podcast fala frequentemente e abertamente sobre seu TDAH e saúde mental. Como ela escreve em um post de episódio de podcast , “Eu vivi minha vida inteira com sintomas de TDAH e uma ansiedade esmagadora por causa disso. Mas eu nunca fui diagnosticada até os 47 anos – e eu descobri por um acaso!”
Imagem aprovada via MelRobbins.com
21 de 36
Johnny Depp

Em julho de 2020, documentos judiciais revelaram que o ator Johnny Depp foi diagnosticado com TDAH e transtorno de humor enquanto lutava contra o abuso de substâncias devido à dependência de oxicodona.
22 de 36
Terry Bradshaw

Quatro vezes campeão do Super Bowl que virou analista esportivo e comentarista, Terry Bradshaw revelou em seu livro Keep It Simple (#CommissionsEarned) que ele lutou contra o TDAH por anos. Ele também lutou contra um transtorno de humor ao longo do caminho, mas nenhum de seus diagnósticos o impediu de ser introduzido no Hall da Fama da National Football League.
23 de 36
Corvo Baxter

Raven Baxter, Ph.D., — também conhecida como Dra. Raven the Science Maven — é uma bióloga molecular e comunicadora científica. Seus vídeos explicando conceitos científicos, geralmente ao som de músicas populares de hip-hop e rap, se tornaram virais, e ela compartilha conhecimento científico em várias plataformas de mídia social.
Diagnosticada quando criança, Raven é franca sobre seu TDAH, falando abertamente em suas plataformas sobre seus altos e baixos com a condição.
24 de 36
Howie Mandel

Este apresentador de game show e comediante/ator tem sido muito aberto sobre viver com TDAH , TOC, um transtorno de humor e ansiedade. Ele até publicou um livro revelador, Here’s the Deal: Don’t Touch Me! (#CommissionsEarned) , sobre suas lutas ao longo da vida e diagnósticos adultos. Ao compartilhar sua história, ele espera inspirar outras pessoas a obter a ajuda de que precisam.
25 de 36
Will.i.am

Este artista vencedor do Grammy encontrou uma maneira de fazer seu TDAH trabalhar para ele — por meio da música. Ele afirmou que a música serve como sua terapia para TDAH e o ajuda a trazer controle para seus pensamentos enquanto mantém sua mente focada.
26 de 36
Adam Levine

Como vocalista do Maroon 5 e um treinador vocal no popular programa de TV The Voice , este adulto com TDAH está prosperando. Levine foi diagnosticado cedo e conseguiu controlar seu TDAH quando criança. Na idade adulta, no entanto, seus sintomas se tornaram incapacitantes às vezes. Quando gravar música se tornou difícil, Levine sabia que era hora de obter ajuda. Hoje, o roqueiro fala muito sobre o TDAH e lembra aos fãs que eles não estão sozinhos na luta contra o TDAH.
27 de 36
Daniel Roher

O diretor de documentários vencedor do Oscar, conhecido por obras como Navalny e Once Were Brothers: Robbie Robertson and the Band , falou sobre como ele lida com o TDAH durante uma entrevista com a NPR . “Eu tenho uma condição chamada TDAH e tenho dificuldade de foco. Então, se eu consigo desenhar e pintar, isso me ajuda a focar”, disse Raher, observando que ele frequentemente desenhava ou pintava enquanto filmava Navalny.
28 de 36
Dav Pilkey

Criador das séries Captain Underpants e Dog Man , o autor e cartunista Dav Pilkey foi diagnosticado com TDAH e dislexia quando criança. “Ele era tão perturbador na sala de aula que seus professores o faziam sentar no corredor todos os dias”, diz parte de sua biografia em seu site . “Felizmente, Dav amava desenhar e inventar histórias, então ele passava seu tempo no corredor criando suas próprias histórias em quadrinhos originais — as primeiras aventuras de Dog Man e Captain Underpants.”
29 de 36
Lisa Ling

A renomada jornalista Lisa Ling teve uma suspeita furtiva de que poderia ter TDAH durante as filmagens de um episódio recente com tema de TDAH de “Our America With Lisa Ling”. Sua reportagem sobre o transtorno a obrigou a fazer uma avaliação e, aos 40 anos, ela foi diagnosticada com TDAH adulto. “Minha cabeça está meio girando”, ela disse no episódio após receber seu diagnóstico. “Mas sinto um pouco de alívio porque, por tanto tempo, tenho lutado contra isso e tenho ficado muito frustrada com essa incapacidade de me concentrar.”
30 de 36
Sam Fender

Sam Fender — cantor, compositor, ator e modelo — credita seu TDAH por sua motivação e criatividade prolífica. “Eu tenho TDAH, como você pode perceber, e quando você fica hiperfocado no TDAH, é como um superpoder”, disse Fender à BBC .
Imagem por Raph_PH
31 de 36
Scott Kelly

O astronauta Scott Kelly cresceu em uma época em que TDAH não era um diagnóstico comum. Mas “se eu fosse criança hoje, teria sido diagnosticado com TDAH ou TDAH”, disse ele em uma entrevista ao Santa Barbara Independent . Todo ano ele jurava a si mesmo que começaria a prestar atenção nas aulas e a fazer sua lição de casa, mas todo ano parecia tão impossível quanto antes. Foi só quando leu The Right Stuff (#CommissionsEarned) , um livro sobre astronautas, que ele encontrou motivação para mudar seus hábitos e seguir seu futuro emprego. “Eu simplesmente decidi ali mesmo que era isso que eu ia fazer”, disse ele.
32 de 36
Ty Pennington

Leva apenas alguns minutos assistindo Ty Pennington no programa Extreme Makeover: Home Edition para perceber a energia hiperativa da estrela. Diagnosticado quando criança, Pennington continua a controlar seu TDAH com a ajuda de medicamentos estimulantes. De acordo com sua mãe, Yvonne Pennington , as mesmas características que antes seguravam seu filho agora são o que o tornam um grande sucesso. Ela incentiva os pais a se concentrarem no que seus filhos podem fazer, em vez do que eles não podem fazer.
33 de 36
Karina Smirnoff

Karina Smirnoff, do Dancing with the Stars , viveu com TDAH a vida inteira, mas não foi diagnosticada corretamente até a idade adulta. Ela trabalhou com seu médico para encontrar o melhor tratamento para sua desatenção e impulsividade e, de acordo com uma entrevista com a ABC News , Vyvanse ajuda a controlar seus sintomas. Como dançarina profissional, Smirnoff canaliza sua energia de TDAH para seu trabalho.
34 de 36
Shane Victorino

Este jogador da Major League Baseball continua falando abertamente sobre sua batalha ao longo da vida contra o TDAH. De acordo com uma entrevista com a ESPN.com , o TDAH fez de Victorino uma criança cabeça quente. Ele acumulou 10 visitas ao pronto-socorro antes de ser diagnosticado com TDAH aos oito anos. Victorino continua a controlar seus sintomas de TDAH por meio de aconselhamento e medicação. Apesar de suas tendências hiperativas, o TDAH não o impediu de se tornar um herói da World Series.
[ Clique para ler: “Como meu TDAH me torna um líder mais dinâmico, engenhoso e apaixonado” ]
35 de 36
James Carville

O estrategista político de sucesso que virou personalidade da TV, James Carville, nem sempre teve uma sequência de vitórias. De acordo com uma entrevista com Health.com , ele foi reprovado na faculdade devido ao seu TDAH. Hoje, Carville credita seu TDAH por mantê-lo hiperfocado, adaptável e cheio de energia — a combinação vencedora para uma carreira acelerada na política.
36 de 36
Bex Taylor-Klaus

A atriz Bex Taylor-Klaus é mais conhecida por seus papéis em The Killing, Arrow, Scream e Voltron: Legendary Defender. O conselho dela para outras pessoas com TDAH? “Aceite isso. Pode ser um incômodo, pode ser difícil de lidar às vezes, mas você pode aprender a lidar com isso. Nunca tente se livrar disso completamente. O déficit de atenção o torna especial.”
Fonte: additudemag.com/